O Educandário

Visando atender as necessidades sociais, o Visconde do Cruzeiro comprou uma mansão situada numa colina a 300 metros da Rua São Clemente.

Iniciou logo as obras de reforma adaptando a mansão para a instalação do Asilo da Misericórdia. Tais obras foram financiadas com o dinheiro dos monarquistas, inclusive o Visconde de Ouro Preto doou quatrocentos mil reis, em nome do Conselho de Ministros, o último do reinado de D. Pedro II.

O Asilo da Misericórdia, hoje Educandário, foi inaugurado pelo chefe do governo Provisório. Deodoro da Fonseca, em 1890.

Mantido pela Santa Casa da Misericórdia, o Educandário é uma escola de período integral que atende a 200 crianças, do 1º período da Educação Infantil ao 1º segmento do Ensino Fundamental advindas, em grande maioria, de comunidades como Rocinha, Vidigal, Santa Marta, etc.

O Educandário não recebe verbas do governo. Com recursos próprios e ajuda da Mantenedora consegue oferecer um alto padrão de ensino, aprovando as alunas para escolas de excelência como o Colégio São Vicente (Cosme Velho), Divina Providência (Jardim Botânico) entre outros.

Atualmente o Educandário é modelo psicopedagógico, com quatro horas diárias de aulas sistemáticas e quatro horas diárias de estudos dirigidos. Dentro do currículo são oferecidos, além das disciplinas obrigatórias, atividades extraclasse como Ballet, Artes, Inglês, Informática, Educação Ambiental, Filosofia, Educação para Cidadania, Projetos de biblioteca e Reforço Escolar. O foco é dado no aluno como centro do processo educativo e os professores são motivados a investirem na sua formação continuada, sendo constantemente avaliados pela equipe pedagógica. Uma parceria com a Rede Pitágoras permite o acesso gratuito a Congressos, Encontros Pedagógicos e Pós-Graduação.

Devido as enormes dificuldades econômicas da mantenedora (Santa Casa) o salão de festas foi arrendado para o buffet Convivium o que garantirá mais uma renda mensal para o Educandário.

O Educandário da Misericórdia é uma instituição que deseja oferecer uma educação cristã, norteada pelos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana. Pretende-se com isto que o aluno seja um cidadão conhecedor de seus direitos e cumpridor de seus deveres.

Realizando seu casamento em nossa Capela você estará contribuindo diretamente para um dos mais belos projetos sociais.